Uma breve história do Java
A história do Java começa em 1991, na empresa Sun Microsystems, onde foi formado um grupo de programadores para criar algo revolucionário. Eles achavam que num futuro próximo, as residências e seus aparelhos teriam ligação com os computadores, era a ideia de casa e dispositivos inteligentes que temos hoje em dia. Nesse time estava o James Gosling, que é reconhecido como o criador do Java. O time foi chamado "Green Team", um trocadilho com "dream team" (time dos sonhos) e green people (alienígenas) 😅.
O time tinha um grande desafio pela frente: criar um programa que pudesse ser executado em diferentes dispositivos eletrônicos. Naquela época, para criar um programa de computador, era necessário escrevê-lo numa linguagem de programação e criar uma versão executável desse programa para cada sistema operacional/arquitetura existente:
O Green Team acreditava que o ideal mesmo seria utilizar uma linguagem independente de plataforma, para minimizar os custos de desenvolvimento de programas. Por esse e outros motivos, o time resolveu criar sua própria linguagem de programação (baseada no C++), que chamaram inicialmente de GreenTalk.
Utilizando essa linguagem, foi criado o StarSeven (*7), um controle remoto com interface touchscreen para interagir com os equipamentos de uma sala de estar. Para tornar esse controle mais interativo, foi criado o Duke, que até hoje é o mascote do Java. Ainda é possível encontrar na internet o vídeo da demo do *7, feita pelo Gosling. Depois dá uma olhada, é bem bacana.
Continuando a história, a linguagem Greentalk foi atualizada para o projeto do *7, e sua nova versão foi chamada de Oak, que fazia referência a um carvalho que era visível no escritório do Gosling. Infelizmente, o projeto não fez muito sucesso pois era muito a frente da sua época, mas as coisas iriam melhorar.
Em 1994, a internet estava se tornando popular com o protocolo HTTP e o navegador Mosaic, que era utilizado para acessar os sites na web. O Green Team, que estava tentando encontrar sua posição no mercado, percebeu essa nova tendência e atualizou o Oak para criar aplicações para a internet. Foi aí que nasceu o projeto WebRunner, um navegador que tinha a proposta de trazer interatividade na web. O nome WebRunner foi um tributo ao filme, Blade Runner, um sucesso na época e até hoje um clássico 😁.
Quando o time foi registrar a linguagem utilizada no projeto, o nome Oak já tinha sido utilizado. Para escolher um novo nome, o Gosling perguntou ao time o que os motivava. Eles responderam, adivinha só, Java Coffee (um café mais forte) e foi assim que nasceu o Java em 1995.
Foi nessa época que o Java se tornou popular. Com o WebRunner, que foi renomeado para HotJava, era possível exibir conteúdo HTML (algo que os navegadores da época já faziam), mas também criar páginas interativas com Applets. Por exemplo, a página inicial do HotJava, exibida abaixo, é estática pois possui apenas textos e imagens, como todas as páginas daquela época.
Agora, olha o que seria uma página dinâmica com Applet:
Esse é um programa que permitia desenhar linhas na tela, uma versão rudimentar de um paint para a web! Bacana né?
Além disso, o Java foi a primeira linguagem que trouxe portabilidade de plataforma, o que era importante na internet pois diferentes computadores acessavam os sistemas. Essa portabilidade foi responsável pelo famoso slogan do Java : o WORA — Write Once, Run Anywhere (escreva uma vez, execute em qualquer lugar).
Após o sucesso da linguagem, em 1996 lançaram uma versão com várias atualizações e chamaram o pacote de JDK (Java Development Kit), que era um kit completo para desenvolver aplicações em Java. Depois disso, a coisa só cresceu. Surgiram várias edições do Java: Standard (JavaSE), Enterprise (JavaEE), Java ME (Mobile), Java Card (Smartcards) e Java TV. Em 2008, o Java foi adquirido pela Oracle, que até hoje mantém o produto com diferentes licenciamentos para uso pessoal e comercial.
Conclusão
Nesse artigo foi apresentada de forma breve a história do Java, de 1991 até os dias de hoje. É muito importante conhecer as origens de qualquer linguagem, para entender a motivação em criá-la da forma que ela é, por isso resolvi trazer esse conteúdo.
E se você deseja aprender mais sobre Java, não deixe de conferir o meu canal do Youtube, onde falo sobre desenvolvimento de software. Espero te ver por lá! 😉